FAÇA O SEU LOGIN
Introduza o seu anci nome de utilizador.
Introduza a senha associada ao seu nome de utilizador.
|

conheça-nos

Os desenvolvimentos científicos mais recentes permitem-nos saber como se desenvolvem as infecções, como se transmitem e quais os procedimentos que podemos implementar para evitar a transmissão cruzada ou conter um surto. No entanto as taxas de infecção relacionadas com os cuidados de saúde continuam a revelar valores preocupantes. Não obstante todos os profissionais da área de saúde sentirem necessidade de aprofundar conhecimentos e saberes nesta área, os procedimentos nem sempre revelam esta preocupação ou se baseiam em evidência científica.

Assim, a 15 de Março de 2007 foi fundada a Associação Nacional de Controlo de Infecção – ANCI que pretende ser uma associação de referência na abordagem das infecção relacionadas com os cuidados de saúde. Desejamos que o nosso desempenho seja fruto de uma conjugação entre os recursos disponíveis, em termos de informação clínica e recursos humanos e materiais, e com as melhores evidências cientificas conhecidas, com uma actualização constante, contínua e com o compromisso da melhoria da qualidade dos cuidados de saúde. Pretendemos que esta associação possa ser um meio para que todos os grupos profissionais ofereçam os seus conhecimentos para o enriquecimento das práticas de todos os que nos procurem. Só assim poderemos atingir os objectivos a que nos propomos.

A nossa missão:

Contribuir para a melhoria da qualidade dos cuidados prestados aos doentes nas diversas instituições de saúde, disponibilizando informação e apoio técnico aos profissionais para a prevenção das infecções relacionadas com a prestação de cuidados.

A nossa visão:

Ser uma Associação de referência Nacional com reconhecimento Internacional, centro de recursos e conhecimento na área da prevenção e controlo das infecções evitáveis, assumindo-se como parceira privilegiada dos profissionais de saúde e em particular dos profissionais que trabalham na prevenção e controlo da infecção.

Princípios e Valores:

Basear a Acção da Associação: Na melhor evidência científica disponível e sempre norteada pela competência técnico-científica; Na partilha de saberes e no desenvolvimento pessoal de cada elemento constituinte, fazendo um trabalho de complementaridade entre os diversos membros da Associação, para um resultado da mais elevada qualidade; Respeito pelos outros, reconhecendo o valor, diversidade e importância de todos aqueles que partilham a nossa missão.
a anci tem como objectivos:
Contribuir para a pervenção das infecções relacionadas com os cuidados de saude
Promover a educação e investigação dos profissionais de saúde que de forma directa ou indirecta contribuem para a prevenção das infecções relacionadas com os cuidados de saúde.
Promover as reuniões e conferências, congressos ou outras actividades similares
Cooperar com instâncias oficiais, governamentais ou privadas emitindo pareceres, fazendo sugestões e tomando as iniciativas convenientes.
Nas eleições que decorreram a 1 de Agosto de 2014 foi eleita a lista A ficando os Órgãos Sociais assim constituidos:
Assembleia Geral
 
Presidente
Enfª Ana Luisa Pedro
 
Vice Presidente
Dr. David Peres
 
Secretário
Enfº Antonio Amorim
Direcção
 
Presidente
Enfª Isabel Veloso
 
 
Vice - Presidente
Enfª Ana Geada
 
Secretária
Drª Adelaide Alves
 
Secretária
Enfª Maria Fatima Pascoal
 
Tesoureiro
Enfª Vanda Leandro
Conselho Fiscal
 
Presidente
Enfª Alice Ferreira
 
Relator
Enfª Maria Alzira Pinto
 
Secretário
Enfª Ana Maria Esteves